quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Técnico do Instituto Baleia Jubarte conhece trabalho de BIOCÃES


O biólogo especialista em mamíferos marinhos Clarêncio Baracho esteve no Rio Grande do Sul essa semana acompanhando o treinamento de Biocães da FARO Simbiota. Clarêncio é pesquisador do Instituto Baleia Jubarte da Bahia e também adestrador formado pela Escola Cão Sentinela, única escola do Brasil Homologada pelo Exército em Faro Especializado.

Acompanhado pelo treinador de BIOCÃES da FARO Simbiota Jander Deitos e pela pastora Malinois Gaia, treinada para detecção de carcaças de aves e morcegos, o biólogo pode comprovar a eficiência do cão na busca e sinalização dessas evidências. Em demonstrações de campo, Gaia demonstrou-se superior ao homem em todos os aspectos, encontrando maior número de amostras além de percorrer mais área em menos tempo de trabalho.


O Instrutor K9 Marcelo Santos da Escola Cão Sentinela e FARO Simbiota, finalizando o treinamento da malinois C4 para rastreamento de fezes de espécies de cervos da Amazônia, também foi acompanhado pelo biólogo Clarêncio. Marcelo explicou que nestes mesmos moldes de treinamento é possível aproveitar a eficiência de BIOCÃES para rastreamento de outras espécies nativas ou seus vestígios em ambientes diversos, como matas, campos ou mesmo áreas alagadiças.


A mais nova integrante da equipe FARO Simbiota, a pequena malinois Gloc de 4 meses, é promissora na busca de tamanduás-bandeira e mirim. Durante a visita de Clarêncio, foi iniciada no “imprinting” de cenário e odorização pelo seu treinador Jander. Com ela deverá iniciar a etapa 2 do projeto Tamanduás do RS, da ONG THERIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário