quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

BIOCÃO auxilia bióloga a detectar fezes de Mazama na Amazônia Ocidental


Mais um BIOCÃO está em campo auxiliando biólogos em seus projetos de pesquisa.
Essa semana foi oficialmente entregue a pastora malinois C4 que, a partir de agora, faz parte do Núcleo de Pesquisa e Conservação de Cervídeos (NUPECCE) da UNESP de Jaboticabal/SP, coordenado pelo Dr. José Maurício Barbanti Duarte. Sua missão será auxiliar a bióloga Josi Cerveira em seu doutorado, cujo objetivo é estimar a área de vida de espécies de cervídeos do gênero Mazama na Amazônia Ocidental através de DNA fecal.
C4 é treinada para detectar as fezes na floresta e sinalizar o achado para a bióloga que as coleta e analisa em laboratório.
Antes de entregar um BIOCÃO, foi ministrado na escola Cão Sentinela, pelo treinador k9 Marcelo Santos, um curso teórico e pratico para capacitação do condutor que abordou questões básicas de manejo de BIOCÃES, manutenção do treinamento e outras questões essenciais ao bom desempenho do animal, sendo entregue aos participantes o “BIOCÃO – Manual do condutor”. 
Após a realização do curso, a equipe do NUPECCE e da FARO Simbiota se dirigiram a FLONA de São Francisco de Paula, RS de para um teste da BIOCÃO C4 em situação real. De lá, a bióloga Josi, sua equipe e a BIOCÃO C4 seguiram viagem para iniciarem os trabalhos de campo